top of page
Buscar


Reações do Tratamento de Câncer: Febre
Se você chegou aqui através do vídeo nas minhas redes sociais sobre a febre durante a quimioterapia, já sabe que esse sintoma, embora possível durante o tratamento, jamais deve ser ignorado. Caso ainda não tenha assistido, deixo o convite para conferir o vídeo ao final desta leitura.
22 de dez. de 20252 min de leitura


Diarreia como efeito colateral do tratamento oncológico
Durante o tratamento do câncer, especialmente com quimioterapia e radioterapia, alguns pacientes podem apresentar diarreia como um efeito colateral. Embora seja um sintoma comum, ele merece atenção, pois pode causar desconforto e, em alguns casos, trazer riscos à saúde se não for bem cuidado.
16 de dez. de 20252 min de leitura


Como Apoiar Alguém com Câncer: O Cuidado que Transforma a Jornada
Em minha prática diária como oncologista, vejo que o diagnóstico de câncer não atinge apenas o paciente; ele se estende a toda a família e círculo de amigos. É um momento de profunda incerteza, e a pergunta que mais ouço dos familiares, amigos ou pessoas próximas é: "Doutor, como posso ajudar?".
12 de dez. de 20253 min de leitura


Câncer de Próstata: O Cuidado que Vai Além do Novembro Azul
É inegável a importância do Novembro Azul para chamar a atenção de toda a sociedade para a saúde do homem e, em especial, para o câncer de próstata. No entanto, como oncologista, meu compromisso é com o cuidado integral e contínuo. A saúde da próstata não é uma preocupação sazonal; ela exige atenção e carinho ao longo de todos os 365 dias do ano.
9 de dez. de 20252 min de leitura


A Importância da Hidratação e da Regularidade Intestinal na Prevenção do Câncer
Quando falamos em prevenção do câncer, a imagem que geralmente vem à mente são exames complexos, dietas restritivas ou a ausência de vícios. No entanto, a base para um corpo saudável e resistente a doenças, incluindo o câncer, reside em funções biológicas básicas.
5 de set. de 20253 min de leitura


Vacinas durante o tratamento oncológico
Esse é um fato que poucos oncologistas lembram aos seus pacientes: a vacinação. Ela é de suma importância, principalmente nas terapias com drogas imunossupressoras, ou seja, aquelas que deixam a pessoa com a imunidade baixa, mais fragilizada e aumenta o risco de contrair infecções.
12 de ago. de 20252 min de leitura
bottom of page
